quinta-feira, julho 06, 2006
Junho, um mês de mudanças...
Depois de ter cogitado cortar as orelhas e antecipar o retorno ao Brasil, decidi ficar com todas as partes do corpo e responder as 12.545 piadas que os franceses inventaram depois do espetaculo proporcionado pelo "Carré tragique", ou Quadrado Tragico.
Este "tempo" tb foi util pois, do contrario, metade do email seria elogiando a capacidade de leitura de jogo do Parreira. Alias, deve ser uma leitura em braile com luvas de couro de bufalo pra mudar o time faltando 20 minutos. Mas chega. Chega de futebol neste relato, pois tem coisas mais importantes (fruta q partiu, matem o Zagalo!) na vida.
Neste ultimo mês, muita coisa mudou por aqui. O verao definitivamente chegou e faz calor mesmo. As pessoas e a cidade mudam muito entre uma estaçao e outra. Mas as grandes mudanças estao a seguir:
Fim do ERASMUS
A parte triste é que o ERASMUS acabou. O Erasmus, além de ter sido um navegador holandês, é o nome dado ao maior programa de intercâmbio estudantil da Comunidade Européia, de onde tantos estrangeiros em Rennes. Na verdade, ele se tornou um dos pilares da Uniao Européia pra construir a integraçao entre os paises e as culturas (maiores detalhes podem ser vistos no filme "Albergue Espanhol", que conta a historia de um francês que foi fazer Erasmus em Barcelona). Algo que deveria ser pensado para nosso pifio Mercosul, que quer começar a integraçao dos paises pela parte mais delicada, que é o bolso de cada pais.
O fim do Erasmums significa que 95% dos amigos estrangeiros foram embora. Foi triste… Os dias seguintes à despedida, quando ainda estava na antiga residência (ver proximo topico sobre minha Casa Nova), foram melancolicos…Sentia-me um pouco como um viuvo que fica na casa vazia remexendo a herança dos mortos e remoendo lembranças, ouvindo vozes. Dificil encarar que dificilmente verei tanta gente incrivel outra vez. Gente de lingua diferente mas de mesma alma. Foi um pouco morbido, doloroso, como uma pequena morte…
Casa Nova
Outra novidade é que estou de casa nova. Fui para Residência de Verao (quem lê parece aquelas coisas da realeza do tipo "A Residência de Verao da Rainha Elisabeth") de Rennes. A cozinha e o banheiro sao suuuuuuuuuper legais. Fazendo prova de que tudo pode ser pior, se antes dividia com 20 pessoas as duas instalaçoes, agora as divido com 20…20 africanos + 10 arabes + 5 franceses + 1 rato (o rato de estimaçao da unica francesa louca do andar). Ah, o frigobar agora tb ficou bem bom: 4 prateleiras pra 7 pessoas. Puxa, e como esquecer da ducha??? Sao 4 chuveiros de pressao (sim Sr Quick, aqueles mesmos dos albergues onde ficamos q cortam a agua a cada 1 minuto), sendo que o mais legal é tomar banho na ducha n° 4. Ela recebe a agua limpa vindo por baixo da porta das outras 3 duchas qdo estao ocupadas.
Ah, mas o quarto é muuuuuuuito melhor (esta é a unicao nao-ironia pois ele é bem bonitinho mesmo).
Tirando a questao de infra-estrutura, a sensaçao é de que fui estudar na Africa e que logo logo vou me converter pro islamismo hehe. Se antes foi época de aprender um pouco sobre Espanha, Polonia, Suiça, etc, agora é tempo de conversar sobre Botswana, Argelia, Madagascar e Congo.
Vale du Loire
Eh a regiao dos mais belos castelos franceses, herança das inumeras guerras contra Inglaterra e da prosperidade pos-mercantilismo. Desta vez, terei que economizar palavras e imagens, pois estou impossiblitado de colocar as fotos no site. Prometo fazer isto uma outra hora. Aih colocarei fotos de alguns outros momentos de junho, como meu aniversario babelistico hehe.
Enquanto isto, na France Télécom…
- Depois de ter acabado um primeiro projeto, fui introduzido (sempre com carinho) num segundo: conceber serviços de télécom para praticantes religiosos. Para quem estah achando isto uma viagem, a LG criou um celular que dah a indicaçao de Mecca para os islâmicos…Nada estupido, nao é mesmo? Em todo caso, é um assunto delicado que necessita conhecer este provo praticante, certo? Pois é, e lah vai o André entrevistar praticantes de religioes pra poder se colocar no lugar desta gente. A primeira foi uma marroquina muçulmana. Ontem, um francês catolico. Dificil é fazer a entrevista sem contestar nada, se comportando apenas como um mero observador cientifico. Muito auto-controle no lance hehe. Ah, se alguém conhecer um judeu, budista, hinduista ou evangelico q estaria aberto a falar de suas praticas religiosas, avise-me (isto é sério, estou precisando).
- O pessoal vem trabalhar direto de bermuda. Ainda nao consegui, mas quem sabe nos ultimos dias de estagio...
Das curiosidades da vida
- Friends fazem o maior sucesso também na Ilha do Amor (I-lha, i-lha do amor, Madagascar, i-lha, i-lha do amor Madagascar). A vizinha adorou saber que havia uma lambada sobre o pais dela (sim, a lambada chegou até lah…impressionante o q o Beto Barbosa e o Kaoma devem ter ganho de grana);
- A paella espanhola nao é com frutos do mar e sim com frango e coelho.
Com uma França triste apos a derrota da França e o inicio da carreira de Zidane como lutador de jiu-jitsu, envio beijos a todos!!!
Si e Menna, jah mandei o prefeito florir Paris e Rennes pra receber-los :-)!!!
Andre F. Maciel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Eeee que legal! Obrigada por se preocupar com os detalhes para a nossa recepção rsrs Beijos lindinho
Ui, ui!
Eu prefiro begônias.
Tulipas também passam.
Hehehehe! Achei que em Madagascar só vivessem Lêmurins =)
Vai ser massa tomar banho no chuveiro número 4!
Abraços... tô indo!
Menna
Ainda bem q o amor existe, senão minha conta bancária já estaria bem mais magra, e eu com uma passagem no bolso pra voltar a essas bandas.
Bá veio, imagino tua crise com o chuveiro temporizado todo dia... não tem mais banho de 2 horas eheheh
Abraço
Postar um comentário