quinta-feira, março 30, 2006

Fim do curso!!!!


E anhê ? Blz ?

O inverno aqui estah (ou deveria) acabando. Jah era nao sem tempo na verdade : 6 mm de frio nao faz ninguém feliz hehe. Logo, o horario de inverno acabou e o fuso voltou a ser de 5 horas em relaçao ao Brasil.
Por aqui, faça chuva ou sol, as manifestaçoes francesas pelo veto do projeto de flexibilizacao dos direitos trabalhistas continuam. E para os que nao se conformavam com o fato do André nunca ter sido afetado pelas "manifs" , como os franceses as chamam, tem novidades:

Dos deveres
- fim das aulas !!!! Acabou !!! Dia 18 começo o estagio.
- ontem foi a festa de formatura. Bom, sorte que tinha colocado um colar com meu nome e pra onde deveriam me levar no caso de me acharem num canto balbuciando palavras em bulgaro hehe. Vai q me levam pra Bulgaria...
- sobre os trabalhos, neste semestre foram :
- plano de comunicacao para uma ilha no mediterrâneo
- prognostico do mercado de internet francês e possiveis estratégias para aumentar as barreiras de entrada para possiveis concorrentes
- analise das politicas de merchandising dos hipermercados franceses, particurlamente na secao de bebês (ai que lindinho !!!).

Dos direitos
- Algumas pessoas pediram pra ver fotos do Carnaval q organizamos aqui. Segue o endereço do album q fizemos pos-festa para enviar aos participantes.
http://fr.pg.photos.yahoo.com/ph/andre_dubresil/album?.dir=/857a&.src=ph&.tok=phArHmEBGoKnroHr - comi ostras na receita original (isto é, puras). Ainda nao tive efeitos adversos, mas estamos no aguardo. Soh é curioso como algumas coisas ganham tanta fama sem serem realmente gostosas (ostra e caviar sao bons exemplos). Jah champagne merece toda a fama que tem rsrsrs.
- dia 06 de abril estou indo pra Turquia. Volto (volto ???) dia 12 de abril mesmo :-). Mando fotos no retorno.

Dos corolarios
- Nao va ao super com fome, mas nao vah ao super com o buxo cheio. Você nao vai comprar nada e vai voltar ao super com fome 3 dias depois.

Paragrafos unicos
- os manequins aqui têm cabelo e fazem pose nas vitrines
- o horario de verao e de inverno mudam às 2h da manha em vez de à meia-noite. Parece mais logico...
- as calçadas sao quase todas de asfalto. Isto facilita a locomocao das cadeiras de roda dos deficientes, das bicicletas e dos carrinhos de bebê.
- os marroquinos adoram ouvir o sino das igrejas pois é um som q eles nunca tinham ouvido (as mesquitas nao têm sino)
- nao existe a palavra chucrute em alemao. Foi uma palavra francesa dada para um prato alemao cujo nome nao me lembro, mas nao tem nada a ver com chucrute.
- 90% dos xerox sao tirados frente e verso para economizar papel
- uma das universidade estah em greve. Porém, nao sao os professores, mas os alunos q decidiram largar hehe. Eles protestam contra uma lei de primeiro emprego que flexibiliza as relacoes de trabalho na França
- falando em greve, nao existe esta palavra em chinês. Isto significa q nunca passou pela cabeça deles fazer isto. Bom, se eu jah tinha escrito isto em outro email, desculpem-me, mas isto ainda me espanta
- falando em greve pela ultima vez, finalmente vi de perto alguma manifestacao na França (jah q todos perguntavam disto e ficavam até decepcionados de eu nunca ter visto nada). Posso dizer que o gaz lacrimogênio realmente faz chorar e dispersa a multidao. O pior é quando você estava contra o vento. Pior do q isto é quando você estava passeando no centro tranquilamente dois minutos antes de estar no bolo.

Bom, vou tomar mais um copo d’agua pra tirar o gosto de blusao de la misturado com meia de algoda q estah na minha boca hehe,

Beijos e abraços ou güle güle (tchau em turco)
Andre F. Maciel

sábado, março 11, 2006

Carnaval França e Brasil


Oie!

Confesso que para escrever este email tive q aguardar uns dias depois do meu retorno a Rennes. Do contrario, teria sido um email mt melancolico.
Acho q uma frase resume bem esta semana que passei no Brasil: foi mais dificil vir pra França agora do que quando vim em Agosto. Talvez por Rennes nao ser mais novidade e também por outras coisas q aconteceram por aih no Brasil. Foi intenso. Foi alegre. Foi sol, chimarrao, quindim, caipirinha, cocada, pastel e paçoquinha, . Foi conversa, sorriso, olhar, beijo, toque e abraço. Enfim, foi Brasil!
Mas, vamos ao email do Andre!
Desta vez, segui a ordem cronologica dos acontecimentos.

Carnaval Rennes

Como tinha dito no email anterior, os espanhois e os brasileiros resolveram fazer uma festa "às verda". O q talvez eu nao tinha dito é que era meu nome q estava como responsavel (e meu cheque de caucao tb diga-se de passagem).
Bom, como todo bom evento, teve a adrenalina de chegar 2 dias antes e soh termos vendido 15 convites, sendo que o ponto de equilibrio era 40 pessoas. Recapitulando, iamos fazer decoracao, colocar som e oferecer no minimo 2 copos de trago pra galera, o que nos levou a cobrar € 3 dos convidados.
Porem, a salsa esquentou quando a diretora da residência me chama, um dia antes da festa, dizendo q nao poderiamos cobrar a entrada. Bebida comprada, decoracao no ponto, cartazes espalhados pelos predios. E agora José? Como pagar a conta?
Solucao francesa: como a diretora disse q as pessoas poderiam voluntariamente participar mas nao poderiam ser obrigadas a pagar, fizemos uma caixa de "doacao" q ficava do lado de dentro da festa e "pediamos" pras pessoas doarem os € 3 :-).
Ah, tinha tb a variavel chamada Capacidade Maxima da sala: 45 pessoas. Mas esta a gente esqueceu, pois no final das contas tinha umas 100 pessoas na festa. Chegou uma hora que mal conseguia fechar a porta pra botar mais gente pra dentro...Até fizemos uma lista falsa pro supervisor da sala pra mostrar nosso controle de quantidade de pessoas hehe. Pra ele, soh passamos um pouquinho da cota, colocando 55 pessoas dentro da sala.
Buenas, missao cultura cumprida (ou comprida, nunca sei). Agora com o lucro vamos ter q organizar uma festinha da comissao organizadora hehe!!!

Carnaval e visita Brasil

- Percebi q estava chegando quando a aeromoça falou em português comigo e me perguntou se eu queria guarana. Obvio que me apaixonei por ela hehe. Bom, e qdo ela perguntou se eu queria com gelo, quase pedi ela em casamento ali mesmo.
- Foi bom saber q a Perimetral estah 90% pronta e q o terminal do Triângulo começou a funcionar. Ele estava em construcao desde 2000.
- Eu era o problema dos meus amigos. Quase todos estao namorando hehe.
- As mulheres usam realmente pouca roupa no Brasil
- Sinceramente nao sei como temos cintura se somos descendentes de indios e europeus.
- O Cavanhas subiu o preço novamente
- Na volta, fiz a conexao mais longa da historia: 10 hs em Guarulhos. Me senti como o Tom Hanks no "O Terminal". E é inevitavel começar a falar sozinho depois da quinta hora sozinho.

FAQ

Para aqueles que nao consegui ver e para aqueles que vi nao perguntarem de novo, fiz uma super-esclarecedora FAQ por ordem de solicitaçao.

1. As francesas se depilam?
Sim, pelo menos nas partes visiveis, posso garantir que sim.

2. Eles tomam banho?
Diria q menos do que a gente, mas o grave mesmo sao os velhinhos e os imigrantes (Africa, India e Oriente Médio)

3. O que vc menos gosta lah?
De um vizinho que come rim de porco a cada dois dias na cozinha. Como poderia um troço que durante 10 anos filtra xixi de porco cheirar bem? O q dira entao de ter um gosto bom? Obvio que ele é meio mongolao, soh resta saber se o amigo Tostines é mongolao porque come rim ou se come rim porque é mongolao.

4. O que é barato?
Queijo e vinho

5. O que é caro?
Sapato

6. O que eles comem?
Alem das mesmas coisas q a gente (fritas, bife, legumes, saladas, etc) tem muita carne de peru (mais barata que a de frango) e crepes (salgados e doces). Estes ultimos sao o prato tipico da regiao.

7. O que é diferente lah na França?
Bom, esta eu responderia com uma pergunta de igual amplitude: O que você aprendeu na faculdade?

Rapidinhas (ai q delicia)

- comprei uma plantinha (viado! vai xinga!)
- sairam as notas do primeiro semestre. Gostaria de ter ido melhor, mas passei em todas.
- beijos

Andre F. Maciel