sábado, março 11, 2006

Carnaval França e Brasil


Oie!

Confesso que para escrever este email tive q aguardar uns dias depois do meu retorno a Rennes. Do contrario, teria sido um email mt melancolico.
Acho q uma frase resume bem esta semana que passei no Brasil: foi mais dificil vir pra França agora do que quando vim em Agosto. Talvez por Rennes nao ser mais novidade e também por outras coisas q aconteceram por aih no Brasil. Foi intenso. Foi alegre. Foi sol, chimarrao, quindim, caipirinha, cocada, pastel e paçoquinha, . Foi conversa, sorriso, olhar, beijo, toque e abraço. Enfim, foi Brasil!
Mas, vamos ao email do Andre!
Desta vez, segui a ordem cronologica dos acontecimentos.

Carnaval Rennes

Como tinha dito no email anterior, os espanhois e os brasileiros resolveram fazer uma festa "às verda". O q talvez eu nao tinha dito é que era meu nome q estava como responsavel (e meu cheque de caucao tb diga-se de passagem).
Bom, como todo bom evento, teve a adrenalina de chegar 2 dias antes e soh termos vendido 15 convites, sendo que o ponto de equilibrio era 40 pessoas. Recapitulando, iamos fazer decoracao, colocar som e oferecer no minimo 2 copos de trago pra galera, o que nos levou a cobrar € 3 dos convidados.
Porem, a salsa esquentou quando a diretora da residência me chama, um dia antes da festa, dizendo q nao poderiamos cobrar a entrada. Bebida comprada, decoracao no ponto, cartazes espalhados pelos predios. E agora José? Como pagar a conta?
Solucao francesa: como a diretora disse q as pessoas poderiam voluntariamente participar mas nao poderiam ser obrigadas a pagar, fizemos uma caixa de "doacao" q ficava do lado de dentro da festa e "pediamos" pras pessoas doarem os € 3 :-).
Ah, tinha tb a variavel chamada Capacidade Maxima da sala: 45 pessoas. Mas esta a gente esqueceu, pois no final das contas tinha umas 100 pessoas na festa. Chegou uma hora que mal conseguia fechar a porta pra botar mais gente pra dentro...Até fizemos uma lista falsa pro supervisor da sala pra mostrar nosso controle de quantidade de pessoas hehe. Pra ele, soh passamos um pouquinho da cota, colocando 55 pessoas dentro da sala.
Buenas, missao cultura cumprida (ou comprida, nunca sei). Agora com o lucro vamos ter q organizar uma festinha da comissao organizadora hehe!!!

Carnaval e visita Brasil

- Percebi q estava chegando quando a aeromoça falou em português comigo e me perguntou se eu queria guarana. Obvio que me apaixonei por ela hehe. Bom, e qdo ela perguntou se eu queria com gelo, quase pedi ela em casamento ali mesmo.
- Foi bom saber q a Perimetral estah 90% pronta e q o terminal do Triângulo começou a funcionar. Ele estava em construcao desde 2000.
- Eu era o problema dos meus amigos. Quase todos estao namorando hehe.
- As mulheres usam realmente pouca roupa no Brasil
- Sinceramente nao sei como temos cintura se somos descendentes de indios e europeus.
- O Cavanhas subiu o preço novamente
- Na volta, fiz a conexao mais longa da historia: 10 hs em Guarulhos. Me senti como o Tom Hanks no "O Terminal". E é inevitavel começar a falar sozinho depois da quinta hora sozinho.

FAQ

Para aqueles que nao consegui ver e para aqueles que vi nao perguntarem de novo, fiz uma super-esclarecedora FAQ por ordem de solicitaçao.

1. As francesas se depilam?
Sim, pelo menos nas partes visiveis, posso garantir que sim.

2. Eles tomam banho?
Diria q menos do que a gente, mas o grave mesmo sao os velhinhos e os imigrantes (Africa, India e Oriente Médio)

3. O que vc menos gosta lah?
De um vizinho que come rim de porco a cada dois dias na cozinha. Como poderia um troço que durante 10 anos filtra xixi de porco cheirar bem? O q dira entao de ter um gosto bom? Obvio que ele é meio mongolao, soh resta saber se o amigo Tostines é mongolao porque come rim ou se come rim porque é mongolao.

4. O que é barato?
Queijo e vinho

5. O que é caro?
Sapato

6. O que eles comem?
Alem das mesmas coisas q a gente (fritas, bife, legumes, saladas, etc) tem muita carne de peru (mais barata que a de frango) e crepes (salgados e doces). Estes ultimos sao o prato tipico da regiao.

7. O que é diferente lah na França?
Bom, esta eu responderia com uma pergunta de igual amplitude: O que você aprendeu na faculdade?

Rapidinhas (ai q delicia)

- comprei uma plantinha (viado! vai xinga!)
- sairam as notas do primeiro semestre. Gostaria de ter ido melhor, mas passei em todas.
- beijos

Andre F. Maciel

Nenhum comentário: