quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Noticias: experiência sensoriais na França e a Mesquita de Paris


E aih gente do bem!

Já se vão 6 meses desde minha partida!
A esta altura, é inevitável que nosso olhar perca um pouco a sensibilidade para as diferenças. Em todo caso, ai segue o email com as ultimas experiências deste gaúcho expatriado.

Experiências gastronomicas
- Comi pato. Tinha um gosto de....pato.
- Comi FEIJOADA!!! Cheguei até a misturar o feijão por cima do arroz (algumas pessoas sabem que isto beira o pecado para mim)
- Estou tomando caipirinha sem gelo e nem achando tao ruim assim (por favor, alguém exporta gelo em cubos pros supermercados daqui!!!)
- Tomei champagne das “verda” de novo no Reveillon em baixo da Torre Eiffel!!! Tudo maravilhoso, mas se alguém viu os fogos, por favor avisem.

Experiências físicas (não se preocupem, pois tratarei de coisas sutis neste capitulo)
- Consegui esquiar de novo! E desta vez nos alpes franceses hihihi. Muito do baralho!
- Teve um evento gratuito pra estimular a experimentacao de varios esportes aqui. Resultados:
- Joguei golf. Bom, diria que o Tiger Woods é o cara mesmo...
- Joguei basquete com deficientes físicos (eu sentado na cadeira tambem evidentemente). Foram 2 partidas, 2 vitorias e 1 ponto feito por mim hehe. Sem duvida, foi uma das minhas melhores experiências na França.

Experiências acadêmicas e culturais
- Semana retrasada fizemos as provas e entregamos os trabalhos do primeiro ciclo. Algumas provas faziam perguntas de decoreba, para as quais não estava mt preparado até porque não combina muito com Administração, mas tudo bem...Enrolar nas provas em francês é outro nível hehe.
- Fui numa exposição sobre a vida dos astronautas no espaço. Algumas curiosidades:
- Eles precisam malhar de 1 a 2h por dia para não atrofiar músculos e não perder cálcio (afinal não se faz esforço sem a gravidade). Alem disto, se eles não malharem o sangue não desce para os membros. Por isto que eles ficam todos tri cabeção depois desta experiência (podre esta piada).
- Eles fazem o numero 1 e o 2 num tubo de sucção. Para onde vai tudo isto é q não sei. Talvez seja isto o tal lixo espacial (putz, mais uma podre)
- Os astronautas não aterrissaram na lua, pois aTERRissar so pode ser usado quando se pousa na Terra.
- Comecei a rir das piadas francesas e fazer péssimas piadas brasileiras...Mal sinal...

Capitulo à parte: A Mesquita de Paris
Fui a uma Mesquita em Paris... Um pouco afastada do centro histórico, nada muito sinalizado, sem muitos visitantes, a recepcao meio escondida e tal. Enfim, tudo dizia para não entrar, porem meu sangue aventureiro foi mais forte e resolvi fazer a visita mesmo assim.
Uma biblioteca de um lado, a área de preces do outro (meio na diagonal pra ficar na direção de Meca) e uns cartazes explicando todo o ritual dos islâmicos antes de rezar. Eles explicavam entre outras coisas os textos a serem recitados e também o processo de lavar certas partes do corpo (o cartaz diz até qtas vezes se deve aspirar água pra limpar as narinas) pra rezar. Neste momento me perguntei “como alguem pode ter certeza de q os caras todos se lavam ou não” ou “se o objetivo é estar asseado para falar com Deus, o cara pode ter se lavado antes de sair de casa mas ter atravessado Paris pra rezar, o que o deixa novamente no estado impuro”.
Enfim, muita janelinha em forma de fechadura (como nos filmes do Aladin) e umas placas dizendo “ablution femmes” e “ablution hommes”. Achando que era um ponto turístico da mesquita fui seguindo as placas “ablution hommes” - já que a ablution femmes dizia bem grande “hommes interdit”- até chegar a uma porta, a qual abri.
Bom, resumo da opera, lembram q eles se lavavam pra rezar? Pois é, descobri o que é ablution da pior maneira possível: vendo in loco os muçulmanos se lavando antes de rezar. Ou seja, dentro da mesquita eles têm banheiros para a tal ablution, os quais evidentemente não devem (deveriam) ser visitados por turistas desavisados. Bom, melhor do q a cara dos 3 barbudos me olhando enquanto se lavavam deve ter sido a minha, do tipo “hei amigos, há quanto tempo, não? Vocês vêm sempre aqui?”

Bom, era isto em relacao aos ultimos acontecimentos. Para os q leram mais um capitulo da saga de um gaucho na França, meus beijos e abracos. Talvez apareça aih no Brasil no final de fevereiro.

André F. Maciel

Nenhum comentário: